Vinagre de Álcool No Cabelo Faz Bem?

É sempre bom contar com truques rápidos e práticos, que podem ser feitos em casa mesmo, para se ter cabelos lindos, soltos e brilhantes.

Um desses truques é o caso do vinagre de álcool no cabelo. Ele ajuda a equilibrar o pH dos fios, deixando-os muito mais bonitos,

Então, se quiser saber um pouco mais sobre esse “segredinho”, continue lendo. Neste texto, vamos mostrar tudo: receitas, dicas, e macetes para deixar seu cabelo maravilhoso.

Além disso, vamos mostrar qual é realmente o tipo de vinagre mais indicado para os cabelos.

PARA QUE SERVE O VINAGRE DE ÁLCOOL NO CABELO?

O vinagre de álcool no cabelo pode ser utilizado para o tratamento de coceiras, queda de cabelo causada por problemas alérgicos e dermatites do couro cabeludo. Em todos esses casos ele pode ser bem útil.

Para o caso de tratamentos estéticos, que muita gente procura, pode ser mais indicado o uso de vinagre de maçã. Ele ajuda a dar brilho, deixar os fios mais soltos e limpos, de uma forma natural e caseira.

PH DO VINAGRE

O pH do produto pode variar de acordo com o tipo de vinagre escolhido. O vinagre de vinho branco tem um pH médio de 2,76, enquanto os vinagres de vinho tinto possuem um pH de, em média, 2,79.

Lembre-se que quanto mais aproximado esse valor for do número zero, mais ácido ele é. O pH de um limão, por exemplo é 2.

Vale ressaltar ainda que o pH do cabelo é algo em torno de 4, mas quando se aplica uma coloração, o pH vai para 8. Por isso, pode se aplicar o vinagre para neutralizar os processos químicos e ajudar a selar as cutículas.

BENEFÍCIOS DO VINAGRE NO CABELO (De Maça)

Os benefícios decorrentes do uso de vinagre da maçã no cabelo são muitos, tais como os descritos a seguir:

  • Selar as cutículas dos fios
  • Diminuir a quantidade de pontas duplas
  • Estabilizar ou restabelecer o pH dos cabelos
  • Melhorar a porosidade dos cabelos, aumentando o brilho
  • Tratar cabelos secos ou ressecados
  • Diminuição do frizz
  • Tratar a oleosidade do couro cabeludo
  • Tratar caspa
  • Tratar dermatites do couro cabeludo
  • Remoção de resíduos deixados nos fios pelo uso de produtos, ou pela poluição das grandes cidades.

COMO USAR O VINAGRE DE ÁLCOOL NOS CABELOS

O uso do vinagre de álcool no cabelo, ou de maçã, irá depender do seu objetivo ao aplicar o produto. Pois, para cada finalidade existe uma concentração, e aplicação diferente, veja:

  • Para dar brilho: basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maça em um copo de água. Aplique nos cabelos depois de lavá-los normalmente com shampoo e condicionador. Depois, retire o excesso de água e não enxague, deixando os fios secarem naturalmente e repetindo o processo somente a cada 15 ou 20 dias.
  • Para estimular o crescimento: faça uso de duas colheres de sopa de vinagre de maça em um copo de água e aplique no cabelo após a lavagem, também sem enxaguar.
  • Para selar as cutículas: a dica é misturar uma ou duas colheres de sopa de vinagre de álcool, de acordo com o tamanho do cabelo, ao condicionador ou máscara de tratamento. Depois, lave os fios normalmente com shampoo e aplique a mistura. Massageie e deixe agir por 3 minutos, e enxague em seguida.
  • Para limpar e tirar resíduos: misture uma ou duas colheres de sopa de vinagre em água morna e aplique massageando o couro cabeludo com movimentos circulares. A dica é utilizar um algodão embebido na mistura para aplica-la nos cabelos. Ao fim, lave como de costume.

O MELHOR TIPO DE VINAGRE PARA SE USAR

Para quem quer usar vinagre de álcool no cabelo, saiba que isso não é o mais indicado! Isso porque o vinagre de álcool é produzido apenas a partir do etanol dissolvido em água, motivo pelo qual ele não é rico em nada, exceto em ácido acético.

Já o vinagre de maça, quando de boa qualidade, além do ácido acético, ainda oferece um pouco de pectina, vitaminas e sais minerais, pois é feito a partir da fermentação da fruta.

O mesmo vale para vinagres de vinho tinto ou branco, que provém de fontes naturais.

Isso não quer dizer que o vinagre de álcool no cabelo não possa ser utilizado caso a única intenção seja a neutralização do pH, mas o fato é que o de maçã oferece mais benefícios, como a hidratação, limpeza, etc.

HIDRATAÇÃO COM VINAGRE E CREME

Outro grande benefício do vinagre de álcool no cabelo é a hidratação, pois ele também serve para potencializar e melhorar os efeitos de uma máscara de tratamento. Essa mesma receita pode ser feita com o de maça, ok?!

Sendo assim, comece lavando os cabelos normalmente, como você faz sempre com o shampoo.

Após, misture cerca de 3 colheres de vinagre, preferencialmente de maça, com a quantidade de creme que você irá utilizar para fazer a hidratação.

Lembrando que se o cabelo for mais curto, você vai utilizar menos creme e, por isso, pode ser utilizada uma quantidade menor de vinagre também.

Aplique essa mistura nos fios, mecha por mecha, massageando os cabelos e deixando agir por cerca de 30 a 40 minutos.

Depois de passado o tempo, enxague muito bem os cabelos retirando completamente o produto com água em abundância.

Enxugue o cabelo e deixe que ele seque naturalmente, preferencialmente sem usar calor.

Como Deixar Seus Cabelos Maiores, Mais Fortes e Brilhosos?

Nós sabemos que certas receitas caseiras podem ajudar nossa beleza, nossa pele e nosso cabelo. Só que, para ter resultados mais rápidos e consistentes, é recomendado o uso de alguns produtinhos.

Um deles é o New Hair. Esse composto natural, em cápsulas, deixa seus cabelos mais fortes, brilhosos e maiores. E seus resultados aparecem em menos de um mês.

Para saber mais sobre ele é só clicar aqui  ou no botão abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Belit disse:

    Gente isso funciona mesmo 🙂