O mês de junho é muito famoso no Brasil inteiro pelas comemorações ao dia de São João. Diversas localidades do país fazem festas divertidas e coloridas, nas quais e preciso estar à caráter.

Por isso, se a ideia é arrasar, é preciso pensar na roupa, maquiagem e penteados de festa junina.

Então, continue lendo, e descubra tudo a respeito de penteados para festas junina. Vamos lá?!

OS MELHORES PENTEADOS DE FESTA JUNINA

Os penteados possíveis em uma festa junina são muitos e bastante variados. No entanto, as tranças e a Maria Chiquinhas são praticamente unanimidade, seja para crianças ou para adultos.

Vale lembrar que a ideia da vestimenta é parecer caipira, portanto, o mais comum são penteados que remetem às moças do interior de antigamente.

Sempre usando um ar de inocência, mas claro, com muita criatividade. Então, veja algumas ideias logo abaixo.

INFANTIL

A Maria Chiquinha é um clássico para as crianças e são extremamente fáceis de serem feitas. Para isso, basta separar o cabelo em duas partes ao meio, lembrando que a divisão pode ser feita com a mão mesmo, para não ficar muito reta.

Depois, prenda cada metade em um rabo de cavalo lateral usando um elástico, fazendo duas maria chiquinhas. Você pode escolher a altura que quiser e até fazer os lados em alturas diferentes. Usar laços coloridos para prender é uma boa alternativa.

As tranças também são muito fáceis de fazer e podem ser clássicas ou mais elaboradas, tal como a embutida. Outra opção é fazer a maria Chiquinha e depois uma trança de cada lado no cabelo solto.

Finalizar com um laço é sempre um excelente toque de acabamento.

ADULTO

Penteados de Festa Junina

Para os adultos a regra é a mesma e as tranças e maria chiquinhas são excelentes pedidas. No entanto, é possível ousar um pouco mais.

Uma boa opção é um coque com uma trança de acabamento, ou uma trança lateral espinha de peixe finalizada com um laço.

Fazer um rabo de cavalo bem alto e fazer várias trancinhas na parte solta também é uma excelente alternativa. O mais importante é finalizar com laços, fitas e acessórios que remetam à essa comemoração.

Além disso, lembre-se que se for usar o chapéu de palha, o penteado deve estar de acordo.

PASSO-A-PASSO

Como existem muitos penteados de festa junina, poderia haver aqui uma lista quase infinita de opções. No entanto, pensando em algo mais divertido, como pede a ocasião, vamos ver o passo a passo da trança travessa.

A trança travessa é um penteado muito criativo, que usa um arame para deixar a trança para o alto. O visual ficará muito divertido, mas é preciso ter cabelos longos. Veja os passos:

  1. Comece dividindo o cabelo em duas partes e fazendo dois rabos de cavalo altos, um em cada lado da cabeça.
  2. Pegue um pedaço de arame, faça um arco para cima e prenda a ponta dele no elástico. É ele que deixará a trança no formato.
  3. Trance as mechas de cada um dos rabos de cavalo, sempre deixando escondendo o arame, fazendo a trança como se ele fosse parte dos fios.
  4. Finalize com um elástico bem preso na ponta da trança e enfeite com um laço
  5. Por fim, entorte a trança e modele como desejar.

PENTEADOS PARA CABELOS LONGOS

Os cabelos longos são bem versáteis quando o assunto são penteados de festa junina. Eles oferecem mais opções visto que os principais penteados são tranças e rabos de cavalo. Veja algumas opções:

  • Rabo de cavalo com gomos: para começar, é só fazer um rabo de cavalo normal, na parte de trás da cabeça. Para fugir do básico, você pode trançar só uma parte do comprimento, por exemplo. Outra ideia é fazer gominhos, prendendo o cabelo com elásticos ao longo do comprimento, dando uma distância entre eles.
  • Rabo de cavalo trançado: outra excelente opção é fazer um rabo de cavalo clássico e depois trançar o fio solto em diversas trancinhas. Para deixar mais bonito, use fitas de cores diferentes em cada trancinha feita.
  • Tiara de trança: você pode fazer uma trança lateral e depois cruzá-la por cima da cabeça, formando uma tiara. A trança embutida de tiara também é outra ótima opção, mas exige um pouco mais de habilidade. O uso de fitas também ajuda a incrementar o look.

PENTEADOS PARA CABELOS CURTOS

Os cabelos curtos podem dar um pouco mais de trabalho quando o assunto são os penteados de festa junina. No entanto, isso depende do comprimento do cabelo.

Para os cortes tipo Joãozinho, a dica é usar presilhas, tiaras e acessórios decorados. Não existem muitas opções com o cabelo mesmo.

Já para as mulheres que tem os cabelos na altura do queixo ou no pescoço, é possível optar por fazer maria chiquinhas baixas e também trançados na raiz. Prender somente uma lateral do cabelo, trançando-a ou enrolando-a também fica legal, lembrado que o uso de acessórios é imprescindível.

PENTEADOS COM FITAS

Penteados para festa junina infantil passo a passo

Os penteados com fitas são lindos e ajudam a dar mais colorido para o look, algo típico para uma festa junina.

Algo muito simples de se fazer, por exemplo, é separar algumas mechas na parte frontal da cabeça, amarrar ela com uma fita bem perto da raiz.

Em seguida, vá enrolando as mechas e as fitas juntas até que cheguem na parte de trás da cabeça. Depois prenda tudo em um rabo de cavalo ou faça um princesa, deixando as fitas penduradas.

Fazer tranças na lateral da cabeça decorando-as com fitas também fica lindo. Para isso, divida o cabelo ao meio e faça dois rabos de cavalo baixos. Prenda quantas fitas quiser no elástico, separe as mechas e trance, sempre cuidando para que a fita apareça.

Para quem não tem habilidade de fazer trança, pode só fazer os rabos de cavalo baixos, amarrar com uma fita junto do elástico e, ao invés de trançar, ir enrolando a fita em volta dos cabelos soltos, uma ponta por cada lado, formando Xs.

QUAL TRANÇA USAR PARA FESTA JUNINA?

A melhor trança para usar em uma festa junina é aquela que você sabe fazer e se sente linda usando. No entanto, as mais comuns são as tranças laterais, únicas ou duplas, e as tranças na maria Chiquinha.

Uma tendência crescente nas festas juninas é a trança de boxeadora terminando na nuca, com um laço de fita bem grande. Depois do laço o cabelo fica solto, caindo por cima dos ombros.

As tranças embutidas também são muito fortes nos penteados de festa junina e devem ser feitas com fitas, para um ar mais caipira.

Fazer um rabo de cavalo, uma trança mais frouxa e depois fazer um coque com ela é outra opção linda e pode ser feito baixo ou alto.

DICAS DE MAQUIAGEM PARA FESTA JUNINA

Agora é a hora de combinar os penteados de festa junina com a maquiagem. O mais clássico é uma bochecha bem rosada ou vermelha, em formato de círculo, e com pintinhas feitas com lápis de olho ou delineador. Veja mais algumas dicas e ideias:

  • Use a dupla de batom vibrante e cílios longos
  • Aposte nas sombras coloridas e que contenham glitter
  • Aproveite e não tenha medo de se experimentar.

Pronto, agora você já conhece diversos penteados de festa junina, sabe como fazer e tem ideias incríveis para arrasar nas comemorações de São João. Aproveite!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!