Todo mundo sabe que não é qualquer corte de cabelo que fica bem para qualquer pessoa. E o motivo disso está no formato do rosto. 

Por isso é que é importante conhecer os melhores cortes de cabelo para rosto redondo, quadrado, oval, diamante, retangular, etc.

Justamente por isso é que vamos falar hoje dos rostos redondos e os melhores cortes que podem ser escolhidos para valorizar esse formato. Vamos lá?!

COMO IDENTIFICAR O ROSTO REDONDO

A primeira coisa que deve ser feita para identificar o tipo de rosto é avaliar as medidas do mesmo. Então, pegue uma fita métrica e tire as medidas dos seguintes pontos:

  • Testa: medindo do ponto mais alto da sobrancelha esquerda até o ponto mais alto da sobrancelha direita. Anote!
  • Queixo: meça desde a ponta do queixo até o local onde a mandíbula se encontra com a orelha. Multiplique a medida por dois.
  • Maçãs do rosto: meça desde o ponto mais alto da maçã do rosto do lado esquerdo. Comece perto do canto externo do olho, até o mesmo local do outro lado do rosto.
  • Comprimento: tire a medida desde o ponto onde começam a nascer os cabelos até a ponta do queixo, na vertical.

Feito isso, é hora de descobrir o formato do seu rosto. Um rosto é considerado redondo quando as medidas do comprimento e das maçãs são semelhantes, e são maiores que o queixo e que a testa.

Um rosto redondo tende também a ter medidas aproximadas entre o queixo e a testa.

OS MELHORES CORTES DE CABELO PARA ROSTO REDONDO

CORTES CURTOS PARA ROSTO REDONDO

Primeiramente esqueça essa balela de que quem tem rosto redondo não pode ter cabelo curto. Pelo contrário, dependendo do corte escolhido, o cabelo pode até alongar e afinar o rosto. Então, vamos ver algumas dicas importantes:

  • Camadas: as camadas são as melhores amigas das mulheres. No caso dos cortes de cabelo para rostos redondos, ela tende a conferir mais volume aos fios e pode suavizar os traços de um rosto desse formato.
  • Bob hair: um pouco mais curto que o long bob, esse corte que atinge o tamanho máximo do queixo, pode ser excelente por causa da frente com bicos. No entanto a dica é dar textura aos fios, com um visual mais bagunçado.
  • Pixie hair: esse corte ajuda a dar mais ângulo para a face arredondada mas deve-se preferir aqueles que dão um pouco mais de volume no topo da cabeça.
  • Franja: seja qual for o corte escolhido, uma franja pode deixar o visual com mais charme e disfarçar o redondo. Para isso, o ideal é apostar na franja lateral.

CORTES LONGOS PARA ROSTO REDONDO

Para quem não conhece cortes de cabelo para rosto redondo, no caso dos longos, a dica é sempre apostar no franjão e no desfiado, pois eles ajudam a suavizar o formato.

Isso porque os repicados, desfiados e franjas conferem maior leveza. Eles criam mais volume e conferem maior expressão nos ângulos, especialmente queixo e bochechas.

Com fios desfiados na altura do queixo, e uma franja lateral, é possível deixar o rosto mais alongado.  Esse é um corte com movimento, além de ser sofisticado e muito prático.

CORTES PARA ROSTO REDONDO E GORDINHO

No caso dos cortes para rosto redondo e gordinho valem as mesmas dicas que para rostos redondos. Pois, a intenção é sempre alongar e afinar o rosto, dando mais leveza e não destacando tanto a forma.

CORTES PARA ROSTO REDONDO E PESCOÇO CURTO

Os cortes de cabelo para rosto redondo e pescoço curto devem valorizar um pouco mais a textura do cabelo, buscar leveza e também afinar o rosto. Nesse caso as dicas são as seguintes:

  • Camadas: as camadas são ótimas para quem quer dar mais textura e volume aos fios. Caso o cabelo seja na altura dos ombros ou mais comprido, o ideal é que essas camadas comecem abaixo do queixo, para que o pescoço e o rosto aparentem ser mais finos.
  • Franja para o lado: franjas que são divididas para o lado ou longas são ótimas alternativas para quem não quer mexer no comprimento dos fios, mas deseja mudar e ter mais estilo. Para os rostos redondos elas devem ser cortadas a partir da altura dos olhos ou maiores.
  • Pontas repicadas: o corte com pontas repicadas dá um visual mais natural aos fios. Mas, deve-se evitar cortar mais curto do que a altura do queixo, pois irá acentuar o rosto redondo e pescoço curto.

CORTES DE CABELO MASCULINO PARA ROSTO REDONDO

Os homens também se preocupam e devem conhecer os melhores cortes de cabelo para rosto redondo. Alguns ajudam a valorizar esse formato enquanto outros estragam o visual. Veja dicas:

  • Reto com topete: a intenção do corte masculino nesse formato de rosto é suavizar as medicas e dar mais equilíbrio ao visual. É por isso que um corte reto nas laterais da testa e com um topete sutil que agrega volume pode ser tão interessante.
  • Desestruturado: para aqueles que preferem um corte um pouco mais longo, a assimetria e o repicado são bastante interessantes e ajudam a quebrar o visual “circulo”, do rosto. Isso pode ser aliado com uma franja lateral e o efeito bagunçado pode ser feito propositalmente com uma pomada.
  • Laterais mais curtas: esse corte é ideal pois quando há mais volume nas laterais as bochechas acabam sendo evidenciadas, o que não é o objetivo.

Os cortes que devem ser evitados são aqueles cuja cabeça é totalmente raspada, pois acentua a forma. Já as franjas retas proporcionam um visual mais infantil.

Além disso, os homens de rosto redondo devem evitar aqueles cortes que tenham mais volume nas laterais ou muito retos, bem como, os que têm franjas muito alinhadas.

TIPO DE FRANJA

Se você tem um rosto redondo, e está querendo apostas em uma franja, não há nada que impeça isso. No entanto, é preciso escolher a franja certa para valorizar e suavizar esse formato de rosto tão forte. Veja:

  • Franja lateral alongada: é ideal para quem não quer fios muito curtos e deseja mais movimento nos fios. Ela deve ser feita a partir da altura do nariz e ter as pontas repicadas para suavizar.
  • Franja ao meio alongada: esse estilo é moderno e também ajuda no rosto redondo, suavizando as laterais.
  • Franja bardot: esse clássico tem as laterais maiores e o meio menor. Ela ajuda a disfarçar o formato do rosto e confere charme ao visual.
  • Franja reta: embora muita gente seja contra, esse tipo de franja também suaviza o rosto redondo e acrescenta linhas retas, que são mais estrutura a esse formato de rosto.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os melhores cortes de cabelo para rosto redondo feminino e masculino, o que é mais indicado e o que deve ser evitado e quais as melhores opções para suavizar esse formato.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!