A transição capilar não é um procedimento fácil e, muitas das pessoas que utilizaram química para alisar os seus cabelos, estão querendo que seus fios retornem à sua forma original. 

O que faz com que surja a dúvida: como tirar química do cabelo?

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo, e descubra tudo o que você precisa saber para voltar a ter os fios naturais.

COMO TIRAR QUÍMICA DE ALISAMENTO DO CABELO

Se você tem cabelo encaracolado e está decidindo se faz alisamento e relaxamento, pense bem. Pesquise muito, pois reverter o processo pode não ser tão simples como parece.

Muitas pessoas que se submeteram ao alisamento e relaxamento, agora se perguntam: Como tirar química do cabelo? Ou como reverter a escova progressiva ou relaxamento?

Infelizmente a resposta em boa parte dos casos é: somente com o auxílio da tesoura.

Depois que as fibras passam por estes processos, elas modificam sua estrutura e não retornam a sua forma natural. O relaxamento e o alisamento são processos que utilizam químicas muito fortes no cabelo.

Em alguns casos o cabelo reage de forma imprevisível, ficando quebradiço, elástico, etc.

COMO TIRAR PROGRESSIVA DO CABELO

1ª possibilidade: cortar, hidratar e disfarçar.

Este trio vai ser seu grande aliado, mas já garantimos que você vai ter que ter muita paciência. Em média vão ser necessários uns seis meses de trabalho árduo e ajuda de um profissional que você terá que visitar pelo menos uma vez ao mês.

O QUE PODE SER FEITO EM CASA?

  • Hidratação: pode ser feita em casa 2 vezes por semana se possível. Para nutrir use óleos essenciais (como coco ou argan), para fortalecer, use produtos com substrato de queratina. Se você encontrar um produto que contenha na sua fórmula silicone, excelente, pois ele dará uma proteção ao fio. Aplique a hidratação e deixe agir por 10 minutos.
  • Disfarce: seu cabelo ficará com 2 texturas (raiz natural e o comprimento liso). Para disfarçar esta textura dupla, você pode usar o recurso de ativar os cachos. Com o cabelo ainda molhado, passe o ativador de cachos na parte do cabelo que ainda está liso, e amasse bem com as mãos. Depois deixe que o cabelo seque naturalmente. Outro recurso que pode ser usado é o babyliss, mas use com moderação. Uma outra dica é fazer uma trança ou um arranjo lateral no cabelo que permita usar um lenço para esconder a raiz.

O QUE DEVE SER FEITO NO SALÃO

  • Cortar: obviamente você vai precisar de um bom profissional para o corte do seu cabelo. Aconselhamos que você corte pelo menos uns quatro dedos no comprimento (se possível é claro), porque as pontas são as que mais sofrem com a química, ficam espigadas e muito quebradiças. Depois você vai mantendo um corte mensal que pode ser de um dedo mais ou menos.
  •  Reconstrução: alguns procedimentos, principalmente a base de aminoácidos e queratina, por exemplo, só devem ser feitos por profissionais. O ideal é começar com um tratamento de reconstrução a cada 15 dias, depois mensalmente. Peça orientação ao profissional que vai fazer este tratamento para você.

2ª POSSIBILIDADE: RETIRAR A PROGRESSIVA USANDO AMÔNIA

Existem produtos cujo principal componente é a amônia. Este componente penetra a fibra do cabelo através de pequenas brechas e assim desfazem a capa que foi feita pela carbocisteína, e o formol, que são produtos utilizados em quase todas as progressivas.

Estes produtos prometem devolver até 80% da ondulação natural do seu cabelo. Se você precisar repetir este procedimento, deve ter um intervalo de no mínimo 15 dias.

Depois deste procedimento com amônia, os danos que a química fez com seu cabelo vão ficar mais aparentes. E, para fazer a recuperação, aplique uma generosa camada de queratina, depois um neutralizante e, por fim, um ativador de cachos.

Então, é bom lembrar que esta opção vai lhe pedir um bom investimento. Esse momento, porém, não é de ficar fazendo muitas economias. A qualidade dos pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso do procedimento.

Se você tiver condições, o ideal é procurar um profissional competente para todos estes procedimentos.

COMO TIRAR SELAGEM DO CABELO

Os profissionais costumam usar três tipos de química para as selagens: queratina, formol e aminoácidos. Portanto, é importante saber que tipo de tratamento foi usado no seu cabelo para definir o tratamento adequado.

Toda selagem atinge o núcleo do fio, e como a estrutura foi alterada, existem poucas opções de reverter.  O mais indicado  aqui é o corte.

Se no seu caso seus cabelos eram crespos, e você quer voltar a textura original, existem alguns produtos à base de amônia, que podem ajudar, mas é preciso muita cautela, para evitar queda e enfraquecimento dos fios.

Por isso, o melhor é ter um profissional de confiança para orientar e realizar estes procedimentos, pois não se esqueça que será química em cima de química

COMO TIRAR QUÍMICA DO CABELO: RELAXAMENTO

Para retirar a química que foi depositada no cabelo na realização de um relaxamento, é possível seguir os mesmos passos já descritos até agora, como no tópico “Como tirar química do alisamento”.

DICAS DE COMO TIRAR MAIS RÁPIDO

Existem algumas dicas que podem ser seguidas por quem quer saber como tirar química do cabelo, que são as seguintes:

  • Use produtos de qualidade.
  • Evite secador de cabelo e escova e use o difusor do secador
  • Faça hidratação semanal.
  • Use ativador de cachos na parte lisa.
  • Hidrate-se tomando muita água, não só seu cabelo como todo seu corpo agradece.
  • Use um shampoo anti-resíduo.
  • Fazer um corte bem radical. Se você não gostar desta opção, pelo menos faça cortes menores mensalmente.

PERGUNTA DOS LEITORES

TEM COMO MANTER O CABELO SAUDÁVEL MESMO COM FORMOL?

Após a química três processos são indispensáveis para a reconstrução de maneira correta: Nutrição, hidratação e reconstrução.

Hidratar devolve a umidade para o núcleo da fibra reparando os danos causados pelo formol. e devolve também a vitalidade a maleabilidade dos fios.

Já a parte da nutrição serve para suprir a deficiência dos nutrientes essenciais. Para isto use produtos que contenham óleo na sua formula como cremes finalizadores.

A etapa de reconstrução visa recuperar as regiões que foram mais prejudicadas com a química. Existem ótimos produtos como shampoo e condicionadores específicos para cabelos alisados ou relaxados.

Pronto, agora você já sabe como tirar química do cabelo em diferentes procedimentos, o que deve ser feito e o que realmente funciona nesse processo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!