Quem tem cabelo crespo sabe como os cuidados com os fios são importantes para que se tenha cabelos saudáveis, bonitos e com cachos bem definidos.

Dentro desse cenário de cuidados é que muita gente se pergunta como fazer fitagem no cabelo.

Então, para saber mais sobre essa técnica, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O QUE É FITAGEM?

Fitagem nada mais é técnica que ajuda na definição dos cachos e que pode ser feita tanto por quem tem o cabelo cacheado quanto por quem está em processo de transição capilar.

Vale lembrar que para aquelas pessoas que não tem um cabelo volumoso ou denso, o processo adianta muito pouco.

COMO É FEITO A FITAGEM

Para iniciar a técnica de fitagem é preciso iniciar lavando bem os cabelos. Se eles estiverem muito difíceis de pentear ou embaraçados, utilize um creme para pentear para retirar os nós.

Já para aqueles cachos que apresentam maior facilidade de escovar o processo de desembaraçar pode ser feito com os dedos mesmo, não usando pentes e escovas.

O passo seguinte é dividir o cabelo nas seguintes sessões: laterais, parte inferior e topo da cabeça.

Depois disso, pegue os cabelos da sessão inferior, vá separando ele em mechas finas e aplicando uma pequena quantidade de leave-in com os fios esticados.

Penteie cada uma das mechas com os dedos da raiz até as pontas espalhando bem o produto. Um pouco antes de chegar até a ponta da mecha faça um movimento empurrando o cabelo para cima, como se estivesse amassando eles para formar cachos.

O processo deve ser repetido, mecha por mecha, até chegar ao fim dos cabelos.

Para finalizar, é possível deixar que eles sequem naturalmente ou usando o difusor do secador de cabelo.

COMO FAZER FITAGEM NO CABELO LISO E LONGO

Se você tem os cabelos lisos e está se perguntando como fazer fitagem no cabelo aqui vai uma má notícia: a fitagem não é um processo para encrespar cabelos lisos e sim para definir os cachos de quem tem cabelos cacheados e crespos.

No entanto, se você é crespa mas tem o cabelo alisado e está no processo de reassumir seus cachos, parabéns. Mas vale lembrar que esse processo de transição pode ser um pouco complicado.

Isso porque quando os cachos começar a crescer eles vão deixando a raiz mais volumosa do que o resto que está alisado, deixando aparente a diferença na textura dos fios.

Justamente por isso que um excelente truque para quem está nesse processo e transição é a fitagem, pois é simples, pode ser feito em casa e vai ajudando a devolver a estrutura dos fios.

Para isso, o processo é o mesmo e basta ir separando mechas do cabelo úmido, passar um pouco de leave-in e “amassar” os fios em um processo repetitivo na direção das pontas para a raiz.

Quando estiver espalhando o produto na mecha, lembre-se que ela deve ficar bem presa e esticada entre dois dedos e só depois deve ser amassada.

Para obter um melhor resultado a dica nesse caso é deixar o cabelo secar naturalmente visto que os alisamentos tendem a reagir com o calor.

COMO FAZER NO CABELO CURTO?

Muita gente se pergunta como fazer fitagem no cabelo crespo curto e a verdade é que esse processo é excelente também para esse comprimento de cabelos.

Quem tem o cabelo bem crespo e curto e já está cansada do visual black power, pode até variar um pouco no penteado depois da aplicação da técnica e tudo isso sem o uso de química.

Isso porque o processo de fitagem permite a texturização dos cachos, ideal para quem tem cabelos volumosos.

O processo é basicamente o mesmo do que para os cabelos mais compridos, ou seja, deve ser iniciado com o cabelo ainda úmido após a lavagem e hidratação.

Depois, basta dividir o cabelo em sessões a fim de facilitar a separação das mechas. Escolha um leave-in ou creme para pentear de sua preferência, desde que tenha uma consistência espessa, e dar início à técnica.

Quem quiser cachos mais firmes e definidos pode usar uma quantidade moderada de mousse de definição antes de passar o creme nas mechas.

Depois que a técnica for repetida em todas as mechas e que os cabelos já estiverem secos é possível utilizar um reparador de pontas ou óleo capilar, pressionando as mechas levemente com a mão um pouco lubrificada.

COMO FAZER FITAGEM NO CABELO CACHEADO

Se a dúvida é como fazer fitagem no cabelo cacheado, basta seguir o mesmo processo indicado anteriormente, ou seja:

  • Lavar o cabelo e hidratar
  • Separar os cabelos úmidos em sessões
  • Ir pegando pequenas mechas em cada sessão
  • Aplicar um leave-in ou creme para pentear em mecha por mecha, esticando a bem
  • Amassar as mechas uma a uma, repetitivamente, assim que terminar a aplicação do produto
  • Deixar o cabelo secar naturalmente (especialmente em cabelos alisados em transição) ou usar o difusor do secador (para cabelos sem alisamento).

COMO FAZER NO CABELO CRESPO

Se a dúvida é como fazer fitagem no cabelo crespo a resposta é simples. Da mesma maneira que foi ensinada até agora nos tópicos anteriores!

O mais importante de tudo é sempre optar por fazer a fitagem com produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

OS MELHORES CREMES PARA FITAGEM

A marca Tô de Cacho é uma que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ela oferece uma linha completa de produtos para todos os tipos de cabelos cacheados. Sendo assim, uma boa opção é escolher o leave-in ou o creme para pentear deles.

Outra excelente opção é o leave-in da Yenzah Sou + Cachos Bom Dia. Que é indicado para cabelos crespos e cacheados, atuando na definição dos cachos.

O creme para pentear da marca Seda, chamado Boom Definição também é ótimo. Ele possui óleo de coco na sua formulação, ajudando a hidratar, manter o volume e definir.

O melhor de tudo é que para fazer fitagem no cabelo você pode utilizar os produtos que já está acostumada. Lembre-se sempre que eles devem ser específicos para o seu tipo de cabelo para apresentar um resultado melhor.

PERGUNTA DOS LEITORES

COMO FAZER FITAGEM NO CABELO COM GELATINA?

Muita gente não sabe como fazer fitagem no cabelo com gelatina. Mas, essa também é uma alternativa e você vai precisar de:

  • 3 colheres de chá de gelatina incolor e sem sabor
  • 300 ml de creme para pentear
  • 7 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de óleo vegetal

Para preparar a mistura, comece misturando a gelatina com a água e levando ao micro-ondas por 10 segundos. Depois, vá colocando a mistura no creme e mexendo, agitando o pote muito bem ao final. Por fim, adicione o óleo vegetal e agite o pote muito bem novamente.

Pronto, agora é só usar essa mistura para fazer fitagem no cabelo e obter um excelente resultado.

Pronto, agora você já sabe como fazer fitagem no cabelo e ter cachos mais definidos e bonitos sem química.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!