Muita gente usa a erva para acalmar os ânimos, diminuir a hiperatividade, a insônia e descansar.
Mas não é só isso. A planta também é muito utilizada por aqui e em todo o mundo como terapia alternativa.
Isso porque ela tem uma alta concentração de terpenóides e flavonóides, substâncias metabólitas naturais, de origem vegetal, que trazem diversos benefícios para o organismo.
A camomila serve, portanto, para tratar, entre outros males:
- gripes e resfriados
- rinite alérgica
- cólicas menstruais
- inflamações gastrointestinais
- úlceras
- hemorroida
- distúrbios intestinais
- distúrbios do sistema imunológico
- reumatismo
A forma mais conhecida de usar a erva é através da infusão, que deve ser feita em água quente, mas não fervendo.
Respirar o vapor da infusão pode ajudar a desobstruir o nariz, além de acalmar e ter benefícios aromaterápicos.
Além de tudo isso, há os fins cosméticos da camomila, como as vantagens que ela traz para o cabelo. E este será o tema do artigo abaixo.
CHÁ DE CAMOMILA NO CABELO CLAREIA MESMO?
Sim. A camomila contém dois pigmentos que, após feita a infusão, quando aplicada no cabelo e exposta ao sol, clareia os fios a tons castanhos claros, loiros escuros e médios.
Para saber como atingir os resultados esperados, leia as instruções e contraindicações abaixo.
OUTROS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA NO CABELO
Além de clarear, o ato de passar chá de camomila no cabelo também dá brilho aos fios. O efeito não é imediato, mas após algumas aplicações, você vai perceber um aspecto muito mais luminoso.
A planta também tem ação adstringente, ou seja, que comprime os fios. Isso facilita muito o processo de limpeza e remover a oleosidade. Tudo isso de forma natural e menos agressiva do que usando produtos químicos.
Dessa forma, fica muito mais fácil preparar o cabelo para uma hidratação. Por isso é importante aliar o tratamento do chá de camomila no cabelo com outros cosméticos, shampoos e condicionadores com os quais você já está habituado(a).
COMO USAR O CHÁ DE CAMOMILA NO CABELO
Outra vantagem é a facilidade de acesso à camomila, que pode ser encontrada em qualquer supermercado ou lojas de botânica. Prefira uma preparação com as folhas e flores da planta desidratadas.
Use três ou quatro saquinhos que você usaria normalmente para fazer uma infusão bem forte. Como já dito acima, é importante adicionar a erva quando a água estiver quente, mas não no ponto de ebulição, para que não perca suas propriedades.
Deixe o chá esfriar para não ter perigo de queimar o seu couro cabeludo. Antes do banho, durante o dia e de preferência em uma pia, enxágue a área do cabelo que você quer clarear com a preparação.
Podem ser apenas algumas mechas ou todos os fios. Você também pode variar a intensidade do clareamento aplicando mais ou menos da infusão em determinadas partes da cabeça.
Depois, vá para o sol e deixe o cabelo exposto até secar completamente. Mais ou menos meia hora, tempo para que a camomila reaja com o calor e clareie os fios.
Não fique menos de 20 minutos, mas também não passe de uma hora na claridade para não queimar o cabelo. Em seguida, vá para o banho, enxague todo o chá e faça uma hidratação normal. Logo quando você secar, já deverá perceber um tom mais loiro ou castanho. Se quiser um clareamento mais intenso, basta repetir o processo outros dias.
CONTRAINDICAÇÕES
O seu tipo de cabelo deve ser adequado para um clareamento. Como dito acima, o chá de camomila no cabelo faz com que os fios cheguem perto de tonalidades como castanhos claros, loiros escuros e médios.
Portanto, seu cabelo deve ter uma cor propensa a esses tons. Pessoas com fios pretos, castanhos escuros ou castanhos médios não terão muito sucesso se usarem infusão dessa erva nos cabelos.
Nos demais, o chá de camomila é um produto totalmente natural, sem efeitos colaterais para o organismo e que só faz bem para o funcionamento de todo o seu corpo, seja na aplicação tópica, externa ou para ingestão.
DICAS E SUGESTÕES
Além de enxaguar o cabelo com infusão de camomila antes do banho e deixar secar naturalmente ao sol, é preciso fazer uma hidratação completa após esse processo, durante o banho. Isso porque a erva vai promover uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo, tirando toda a oleosidade. Isso vai fazer com que os shampoos e condicionadores penetrem de forma mais eficiente.
Para melhores resultados nessa etapa do processo, é importante usar produtos que também tenham camomila, outras ervas ou ingredientes naturais na composição, como lavanda, marula, bambu, babaçu, babosa, por exemplo.
Outra boa dica é usar shampoos e condicionadores da mesma marca e da mesma linha. Procure produtos reparadores e que removam o frizz, pois isso vai ajudar a dar luminosidade aos fios, efeito que a camomila proporciona.
ONDE COMPRAR MAIS BARATO
O melhor lugar para encontrar folhas e flores de camomila para preparar infusões é o supermercado. Nas prateleiras existem diversas opções e apresentações dessa erva. Como você não vai ingerir o chá, mas apenas passá-lo nos cabelos, não compre as marcas mais elaboradas ou “gourmet”. Uma caixinha básica com 20 sachês de camomila sai por uma média de R$ 20,00.
Lojas de produtos naturais e orgânicos, de plantas e de ervas podem apresentar preços mais baratos, embora elas sejam mais difíceis de encontrar. Feiras livres costumam ter barraquinhas para essa finalidade.
Seja o primeiro a comentar!