A camomila é uma planta da família “asteraceae” que cresce principalmente no sul e no leste da Europa, no norte da África e no oeste da Ásia, locais onde há bastante sol, mas temperatura amena.

E foi trazida ao Brasil por imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos no final do século 19.

Ela é conhecida pelas florzinhas brancas e pequenas, folhas bem recortadas, caule grande, de geralmente 30 centímetros, pelo cheiro perfumado e doce e, principalmente, por suas propriedades medicinais.

Algumas pessoas usam chá de camomila no cabelo, afim de clarear e dar brilho.

Muita gente usa a erva para acalmar os ânimos, diminuir a hiperatividade, a insônia e descansar.

Mas não é só isso. A planta também é muito utilizada por aqui e em todo o mundo como terapia alternativa.

Isso porque ela tem uma alta concentração de terpenóides e flavonóides, substâncias metabólitas naturais, de origem vegetal, que trazem diversos benefícios para o organismo.

A camomila serve, portanto, para tratar, entre outros males:

  • gripes e resfriados
  • rinite alérgica
  • cólicas menstruais
  • inflamações gastrointestinais
  • úlceras
  • hemorroida
  • distúrbios intestinais
  • distúrbios do sistema imunológico
  • reumatismo

A forma mais conhecida de usar a erva é através da infusão, que deve ser feita em água quente, mas não fervendo.

Respirar o vapor da infusão pode ajudar a desobstruir o nariz, além de acalmar e ter benefícios aromaterápicos.

Além de tudo isso, há os fins cosméticos da camomila, como as vantagens que ela traz para o cabelo. E este será o tema do artigo abaixo.

CHÁ DE CAMOMILA NO CABELO CLAREIA MESMO?

Sim. A camomila contém dois pigmentos que, após feita a infusão, quando aplicada no cabelo e exposta ao sol, clareia os fios a tons castanhos claros, loiros escuros e médios.

Para saber como atingir os resultados esperados, leia as instruções e contraindicações abaixo.

OUTROS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA NO CABELO

Além de clarear, o ato de passar chá de camomila no cabelo também dá brilho aos fios. O efeito não é imediato, mas após algumas aplicações, você vai perceber um aspecto muito mais luminoso.

A planta também tem ação adstringente, ou seja, que comprime os fios. Isso facilita muito o processo de limpeza e remover a oleosidade. Tudo isso de forma natural e menos agressiva do que usando produtos químicos.

Dessa forma, fica muito mais fácil preparar o cabelo para uma hidratação. Por isso é importante aliar o tratamento do chá de camomila no cabelo com outros cosméticos, shampoos e condicionadores com os quais você já está habituado(a).

COMO USAR O CHÁ DE CAMOMILA NO CABELO

Outra vantagem é a facilidade de acesso à camomila, que pode ser encontrada em qualquer supermercado ou lojas de botânica. Prefira uma preparação com as folhas e flores da planta desidratadas.

Use três ou quatro saquinhos que você usaria normalmente para fazer uma infusão bem forte. Como já dito acima, é importante adicionar a erva quando a água estiver quente, mas não no ponto de ebulição, para que não perca suas propriedades.

Deixe o chá esfriar para não ter perigo de queimar o seu couro cabeludo. Antes do banho, durante o dia e de preferência em uma pia, enxágue a área do cabelo que você quer clarear com a preparação.

Podem ser apenas algumas mechas ou todos os fios. Você também pode variar a intensidade do clareamento aplicando mais ou menos da infusão em determinadas partes da cabeça.

Depois, vá para o sol e deixe o cabelo exposto até secar completamente. Mais ou menos meia hora, tempo para que a camomila reaja com o calor e clareie os fios.

Não fique menos de 20 minutos, mas também não passe de uma hora na claridade para não queimar o cabelo. Em seguida, vá para o banho, enxague todo o chá e faça uma hidratação normal. Logo quando você secar, já deverá perceber um tom mais loiro ou castanho. Se quiser um clareamento mais intenso, basta repetir o processo outros dias.

CONTRAINDICAÇÕES

O seu tipo de cabelo deve ser adequado para um clareamento. Como dito acima, o chá de camomila no cabelo faz com que os fios cheguem perto de tonalidades como castanhos claros, loiros escuros e médios.

Portanto, seu cabelo deve ter uma cor propensa a esses tons. Pessoas com fios pretos, castanhos escuros ou castanhos médios não terão muito sucesso se usarem infusão dessa erva nos cabelos.

Nos demais, o chá de camomila é um produto totalmente natural, sem efeitos colaterais para o organismo e que só faz bem para o funcionamento de todo o seu corpo, seja na aplicação tópica, externa ou para ingestão.

DICAS E SUGESTÕES

Além de enxaguar o cabelo com infusão de camomila antes do banho e deixar secar naturalmente ao sol, é preciso fazer uma hidratação completa após esse processo, durante o banho. Isso porque a erva vai promover uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo, tirando toda a oleosidade. Isso vai fazer com que os shampoos e condicionadores penetrem de forma mais eficiente.

Para melhores resultados nessa etapa do processo, é importante usar produtos que também tenham camomila, outras ervas ou ingredientes naturais na composição, como lavanda, marula, bambu, babaçu, babosa, por exemplo.

Outra boa dica é usar shampoos e condicionadores da mesma marca e da mesma linha. Procure produtos reparadores e que removam o frizz, pois isso vai ajudar a dar luminosidade aos fios, efeito que a camomila proporciona.

ONDE COMPRAR MAIS BARATO

O melhor lugar para encontrar folhas e flores de camomila para preparar infusões é o supermercado. Nas prateleiras existem diversas opções e apresentações dessa erva. Como você não vai ingerir o chá, mas apenas passá-lo nos cabelos, não compre as marcas mais elaboradas ou “gourmet”. Uma caixinha básica com 20 sachês de camomila sai por uma média de R$ 20,00.

Lojas de produtos naturais e orgânicos, de plantas e de ervas podem apresentar preços mais baratos, embora elas sejam mais difíceis de encontrar. Feiras livres costumam ter barraquinhas para essa finalidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!