Os cabelos ruivos estão cada vez mais na moda e podem criar um visual muito poderoso. No entanto, é preciso cuidado para conseguir um bom tom e, mais do que isso, para manter o ruivo impecável mesmo depois de algum tempo.

O fato é que nascer ruiva é um privilégio de poucas. No entanto, mesmo quem não nasceu com esse “privilégio”, pode realizar o sonho de manter as madeixas vermelhas.

Então, para saber um pouco mais sobe os cabelos ruivos, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

CABELOS RUIVOS PARA CADA TIPO DE PELE

Pintar os cabelos de vermelho, sem dúvida, é uma tentação. No entanto, é preciso escolher o tom certo para que o seu look fique um verdadeiro arraso.

Isso porque existem os tons mais fechados, aqueles mais alaranjados, os mais intensos, etc.

Sendo assim, é preciso escolher o melhor entre eles para o seu tom de pele. Veja:

  • Peles negras com vermelhos escuros

Os cabelos ruivos com tom amora e bordô são excelentes para quem tem fios pretos ou castanhos naturais. Isso porque são tons de fundo escuro, se tornando ótimos para uma mudança mais sutil.

A vantagem é que essas cores ficam bem com todos os tons de pele e não é necessário descolorir para atingir a tonalidade.

  • Peles bem claras com ruivo alaranjado

Aquele ruivo que imita a cor de cabelos ruivos naturais é ideal para quem tem a pele bem clarinha. Embora já existam, atualmente, colorações incrivelmente naturais, não é todo mundo que pode encarar esse laranja.

OS MELHORES CORTES PARA QUEM TEM CABELOS RUIVOSCabelo ruivo

Independentemente do tom de ruivo escolhido, o comprimento é algo que deve ser muito bem escolhido.

O principal ponto a ser levado em consideração são os cuidados que terão de ser tomados. Isso porque a cor tende a desbotar facilmente e é preciso cuidar para que se mantenha bonito.

O corte escolhido para os cabelos ruivos tem de ser aquele que melhor se adapte ao seu formato de rosto e à sua personalidade. Além disso, nada como escolher uma opção de corte que valorize o brilho e a força dos fios ruivos.

COMO DEIXAR OS CABELOS RUIVOS

Não há a menor dúvida de que os cabelos ruivos estão em alta. Por isso, uma grande quantidade de mulheres está querendo mudar seu visual e transformar as madeixar em cor de fogo.

A primeira coisa para deixar os cabelos ruivos é entender sobre as colorações e seus tons. Isso porque existem diversos tons de ruivo e você deve conhecer a sua base para acertar na mudança de cor.

Se você encontra uma coloração de número 7.1, por exemplo, quer dizer que ela tem base de loiro médio (7), com uma nuance acinzentada (1). Entendeu?

Então, se o que você deseja é um ruivo acobreado, por exemplo, deve procurar isso no número que vem depois do ponto.

A água oxigenada é outro ponto importante na busca do ruivo. Isso porque quanto maior o seu volume, mais o tom do cabelo vai clarear.

Pronto, agora o próximo passo é escolher o tom do ruivo, mas o cabelo deve ter o tom de base certo. A base deve estar entre 5 e 9 e caso não esteja, é preciso prepará-lo para isso.

Se o cabelo é virgem, deve pegar a cor com facilidade, exceto os muito grossos ou escuros. Depois é escolher a tinta, a água oxigenada e fazer o teste da mecha, verificando se vai atingir o tom desejado.

Lembre-se também que mais do que o tom de base, existem reflexos diferentes. Uns são mais acobreados, outros mais alaranjados, outros mais dourados, etc.

Depois, é só aplicar a tintura escolhida e esperar pelo resultado de cabelos ruivos deslumbrantes.

No entanto, caso o cabelo esteja mais escuro, é preciso descolorir para abrir a cor antes de aplicar a coloração. Se houver uma coloração escura por baixo, o ideal é fazer o processo de decapagem.

TONS DE RUIVO NA TABELA

Tabela tons de ruivo

CUIDADOS A SE TOMAR

É muito importante lembrar que ter cabelos ruivos não é apenas escolher a caixinha de tintura. Existem diversos outros cuidados que começam antes mesmo de iniciar o processo de coloração. Veja os cuidados que devem ser tomados em todo o processo:

  • Quem pode ficar ruiva?

Na teoria, todo mundo pode, mas é preciso cuidado para que haja equilíbrio entre o tom do cabelo e da pele. Qualquer cor de pele pode optar por cabelos ruivos, mas os tons mais naturais alaranjados ficam melhor para peles claras.

Já os tons mais escuros e avermelhados ficam bem com peles mais escuras.

  • Os inimigos dos cabelos ruivos

Cloro, chapinha, secador, sol, e também a água salgada do mar, são grandes vilões dos ruivos. Isso vale para cabelos tingidos em geral. Isso porque eles maltratam, enfraquecem e ainda desbotam os fios.

Portanto, é sempre bom usar protetores térmicos, produtos com filtro solar e até considerar o uso de um chapéu em dias de muito sol.

  • Tonalizar ou colorir?Cabelos Ruivos

É meio complicado ficar ruiva só com tonalizante, pois os pigmentos possuem menos pigmentação e são mais delicados. A descoloração, por exemplo, só não é necessária em cabelos loiros.

Também é preciso fazer um diagnóstico do cabelo, para que haja equilíbrio entre a descoloração e o tom da tintura. Por isso é que, dificilmente, uma coloração caseira comprada em farmácia entrega o resultado da caixa.

  • Manutenção

Os cabelos tingidos exigem mais cuidados que os naturais. Isso porque os pigmentos acobreados e avermelhado tendem a desbotar mais rápido. Os sulfatos são os maiores inimigos desse tipo de pigmento e são facilmente encontrados em diversos xampus.

Então, invista em produtos específicos para cabelos coloridos que não contenham essas substâncias prejudiciais. Além disso, aposte em rituais como uso de máscaras, hidratação e reconstrução.

DICAS DE TRATAMENTO

Depois de feita a coloração, é chegada a hora de se preocupar os cuidados a serem tomados. Isso porque, assim como qualquer cabelo com química, os cabelos ruivos precisam de um bom tratamento, veja:

  • Produtos específicos: opte sempre por produtos específicos para cabelo com química.
  • Hidrate: hidratar os cabelos ruivos é fundamental, principalmente se houve processo de descoloração antes da tintura. Isso irá ajudar a manter a cor mais viva!
  • Água sempre fria ou morna: esqueça os banhos quentes e tire-os da sua rotina. Lembre-se que a água fria sempre ajuda a deixar a cor mais radiante.
  • Proteja os fios: os cabelos ruivos devem ser protegidos do sol. Por isso, aposte no uso de um leave-in. Lembre-se que a água salgada e o sol abrem as cutículas do fio, facilitando o ressecamento e a perda da cor.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os cabelos ruivos, como fazer para obter o tom desejado e como manter os ruivos lindos por mais tempo. Aproveite!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!